Existem dois tipos de SDRC:
- Tipo I: Não está relacionada a lesão de um nervo, e a dor não acompanha a distribuição anatômica de um nervo periférico;
 - Tipo II: Embora tenha muitos sinais e sintomas em comum com o tipo I está relacionada a lesão de um nervo.
 
![]()  | 
| SDRC em Membro Inferior | 
![]()  | ||
| SRDC em Membro Superior com acometimento maior na mão | 
Existe uma controvérsia considerável se certos tipos de personalidade podem ser mais propensos ao desenvolvimento da SDRC como pessoas muito ansiosas, deprimidas e ou dependendes². De qualquer forma sabe-se que a dor é um fenômeno complexo que está associado a fenômenos físicos, emocionais e comportamentais, o quê talvez corrobore com a idéia de que pessoas mais depressivas sintam mais dor. A dor acima do normal que está presente na síndrome normalmente é incompreendida por médicos e fisioterapeutas.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas na maioria dos casos começam logo após a fratura, mas podem levar algumas semanas para se tornarem aparentes em alguns casos. Eles podem variar de paciente para paciente, mas normalmente são:
- Dor exagerada e muito acima do normal em resposta a estímulos que normalmente não causem dor, como o toque leve;
 - Intolerância a estímulos sensoriais, como o toque do tecido da roupa e normalmente, grande aversão ao frio;
 - Edema que no início é macio, mas que com o passar do tempo se torna duro e impede, ou limita a amplitude de movimento normal;
 - Rigidez articular;
 - Alterações vasomotoras e pseudomotoras: pele muito quente e vermelha, ou fria e cianótica, pele brilhosa, seca e fina, alterações no crescimento e diâmetro dos pelos, tremor e distonia;
 - Osteoporose;
 
Diagnóstico da doença (Diagnóstico clínico ou médico)
O diagnóstico e normalmente clínico ao se observar os sinais e sintomas, e ao se excluir outras hipoteses diagnósticas, entretanto alguns exames podem ser usados pelo médico, tais como:
- Radiografias;
 - Termografia;
 - Cintilografia óssea;
 - Eletromiografia de condução nervosa;
 - Tomografia.
 
Bibliografia
- DOWD, G.S. E. et l. Complex regional pain syndrome with special emphasis on the knee. The Journal of Bone and Joint Surgery. VOL. 89-B, No. 3, MARCH 2007.
 - BOSCHEINEN - MORRIN, Judith; DAVEY, Victoria; CONOLLY, Bruce. The Hand: Fundamentals of Therapy 2nd Edition. Reed Educational and Professional Publishing Ltd (1992).
 


