“As atividades de vida diária (AVD) são as tarefas de desempenho ocupacional que o indivíduo realiza diariamente. Não se resume somente aos auto – cuidados de vestir-se, alimentar-se, arrumar-se, tomar banho, e pentear-se, mas engloba também as habilidades de usar telefone, escrever, manipular livros, etc além da capacidade de virar-se na cama, sentar-se, mover-se e transferir-se de um lugar à outro.” (Trombly, 1989).
São
atividades de trabalho voltadas para a pessoa que as realiza, e portanto
complexas, dependentes de habilidades físicas e mentais intrínsecas do individuo.
Ao que concerne as
habilidades mentais, a concentração e a percepção são de eximia importância.
Quanto as habilidades físicas destacam-se a força muscular, a agilidade, a
coordenação motora e a amplitude de movimento. Muitas das AVD dependem de habilidades manuais, e do arco de movimento normal de todo o membro.. A performance na realização das
AVDs pode ser influenciada por diversos fatores, como a presença de dor, falta
de habilidade mental, bem como diferentes contextos vividos pela pessoa. A capacidade em realizar as AVD é o fator que determina o grau de saúde funcional da pessoa, bem como sua autonomia.
São consideradas - AVD:
- autocuidados: escovar os dentes,
pentear os cabelos, vestir-se, tomar banho, calçar sapatos, alimentar-se,
beber água, fazer uso do vaso sanitário, dentre outros;
- tarefas diárias: cozinhar, lavar louça, lavar roupa, arrumar a cama, varrer a casa, passar roupas, usar o telefone, escrever, manipular livros, sentar-se na cama, transferir-se de um lugar ao outro, dentre outras.